Adestramento

A importância do clicker no adestramento: uma ferramenta extraordinária

Max Macedo
Escrito por Max Macedo em 2 de maio de 2017

O clicker é uma ferramenta pequena, barata e muito simples de se utilizar, mas que, caso usado adequadamente, e, quem o utilize realmente compreenda os processos, poderá ser extremamente eficaz, substituindo a necessidade de parafernálias de equipamentos, técnicas, e habilidade pessoal. Trata-se de uma caixinha plástica simples, pequena, que cabe entre os dedos da mão, e que tem dentro dela uma plaquinha metálica que quando apertada provoca um som típico, único, metálico, um clique.

Não se trata de uma metodologia como muitos acreditam ou mesmo propagam, é apenas uma ferramenta que (de maneira muito fácil para nós e mais clara para os animais) a comunicação que o alimento ou a recompensa virá. Ela facilita muito o desenvolvimento e o fortalecimento dos comportamentos que desejamos, e, não por depender do som que o clicker emite, mas do que esse som elicia em termos de expectativa e emoção, devido a subsequente premiação, seja com a comida, seja com a bola, ou algo que o cão goste. A função do clicker é basicamente dar ao cão a comunicação exata da vinda da alimentação, facilitando a criação mais precisa de uma conexão de causa e efeito no cérebro, entre a execução e a premiação. Com o clicker temos condições de “marcar” o comportamento que desejamos com exata precisão, no “timing” adequado e com uma dose constante, imutável.

Se você gostou desse conteúdo, aproveite para fazer o download do e-book gratuito Entendendo o Aprendizado Canino: O Início de Tudo.

Entre na lista de espera do treinamento online Entendendo o Aprendizado Canino: O Guia Definitivo para reservar sua vaga no curso mais completo voltado para adestradores que querem se especializar em comportamento canino disponível em língua portuguesa: https://www.maxmacedo.com.br/pre-inscricao

SITE OFICIAL: http://maxmacedo.com.br/

CURTA NO FACEBOOK! https://www.facebook.com/maxmacedoofial 

SIGA NO INSTAGRAM! https://www.instagram.com/maxmacedooficial

O seu endereço de e-mail não será publicado.