Qual a raça de cão ideal para mim?

Adestramento

Qual a raça de cão ideal para mim?

Max Macedo
Escrito por Max Macedo em 27 de julho de 2017

A partir do momento em que se decide ter um cão, surge essa dúvida. Qual a melhor raça para mim? Siga as minhas dicas caso você esteja querendo um conselho em relação a essa situação.

Dê menos importância à raça

Dê menos ênfase à raça do animal e preste mais atenção no indivíduo. Em uma mesma raça, pode-se encontrar uma enorme variação de tipos de indivíduos.

Muitas vezes, um determinado tipo de indivíduos dentro de uma raça é mais semelhante, no ponto de vista temperamental, de um outro indivíduo de uma outra raça.

O conceito de raça, na verdade, tende a perder força nos tempos atuais. Nos últimos anos, com o desenvolvimento da ciência e com a descoberta do genoma, tem-se dado menos valor aos conceitos zootécnicos raciais do século XX.

A raça, tal como está impregnada na cabeça das pessoas, sofre muita influência de um tempo da humanidade. Se pararmos para analisar, a “raça”, como concebemos, está muito atrelada a um conceito estético, mas não conseguimos enxergar o que está por trás desse padrão.

Quando surgiram as raças?

De uma forma geral, as raças surgiram a partir dos séculos XVIII e XIX. É importante lembrar que, nessa época, foram fundados os Estados Nacionais, e essas duas recentes “invenções” caminharam lado a lado por muito tempo. A principal característica dessa época foi a uniformização dos tipos, sejam eles físicos, raciais ou culturais.

Por isso, a raça é um conceito que devemos rever. Devemos, na verdade, entender o aspecto populacional. Isso significa dizer que determinadas populações tendem a apresentar determinado tipo de perfil em relação a outras populações.

Naturalmente, dentro dessa população, que hoje chamamos de raça, tentaremos escolher o indivíduo. Portanto, quando você for procurar um cão para sua casa, lembre-se: não é porque um cão é de determinada raça que ele terá o comportamento típico dela.

Se você gostou desse conteúdo, aproveite para fazer o download do e-book gratuito Entendendo o Aprendizado Canino: O Início de Tudo.

Entre na lista de espera do treinamento online Entendendo o Aprendizado Canino: O Guia Definitivo para reservar sua vaga no curso mais completo voltado para adestradores que querem se especializar em comportamento canino disponível em língua portuguesa: https://www.maxmacedo.com.br/pre-inscricao

SITE OFICIAL: http://maxmacedo.com.br/

CURTA NO FACEBOOK! https://www.facebook.com/maxmacedoofial 

SIGA NO INSTAGRAM! https://www.instagram.com/maxmacedooficial

O seu endereço de e-mail não será publicado.