Essa frase engraçada, proferida por muitos, traz uma controvérsia. Muitos profissionais dizem que não se deve deixar o cão andar à frente do dono porque esse comportamento mostra que o cão é o dominante.
O cão andar à frente do condutor não é certo nem errado
Essa é apenas a expressão do animal. Se ele se sente livre e confortável andando em determinado local, é natural que ele ande na frente. O único motivo pelo qual ele não está andando a 20 ou 30 metros de distância do dono é a retenção física da guia, que limita seu distanciamento.
Em casos como esse, não há nada de errado com seu cão e nem no seu relacionamento com ele.
O grande problema é quando o cão começa a te arrastar
Quando o cão começa a te arrastar pela rua, ao invés de só andar à frente com a guia tensionada. Mesmo assim, isso não significa um problema de dominância. Essa situação é problemática somente pelo incômodo do dono.
Deve-se focar, então, em resolver apenas a questão do incômodo, se houver. Se seu cão te puxa na rua e isso não te incomoda, não há com o que se preocupar. Esse comportamento não significa nenhum problema de relacionamento do seu cão com você.
Entre na lista de espera do treinamento online Entendendo o Aprendizado Canino: O Guia Definitivo para reservar sua vaga no curso mais completo voltado para adestradores que querem se especializar em comportamento canino disponível em língua portuguesa: https://www.maxmacedo.com.br/pre-inscricao
SITE OFICIAL: http://maxmacedo.com.br/
CURTA NO FACEBOOK! https://www.facebook.com/maxmacedoofial
SIGA NO INSTAGRAM! https://www.instagram.com/maxmacedooficial